terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Galileu Galilei



Galileu Galilei nasceu no dia 15 de Fevereiro de 1564 na província de Pisa, foi um físico, matemático, astrônomo e filósofo italiana que teve um papel preponderante na chamada revolução científica.
Galileu desenvolveu os primeiros estudos sistemáticos do movimento uniformemente acelerado e do movimento do pêndulo. Descobriu a lei dos corpos e enunciou o princípio da inércia e o conceito de referencial inercial, ideias precursoras da mecânica newtoniana. Galileu melhorou significativamente o telescópio refrator e com ele descobriu as manchas solares, as montanhas da Lua, as fases de Vénus, quatro dos satélites de Júpiter, os anéis de Saturno, as estrelas da Via Láctea. Estas descobertas contribuíram decisivamente na defesa do heliocentrismo.
Em 1609, teve conhecimento de um telescópio que foi oferecido por alto preço ao doge de Veneza. Ao saber que o instrumento era composto de duas lentes em um tubo, Galileu logo construiu um capaz de aumentar três vezes o tamanho aparente de um objeto, depois outro de dez vezes e, por fim, um capaz de aumentar 30 vezes.
Galileu não inventou o telescópio, cujo pedido de patente foi feito em 1608, por Hans Lippershey, embora o termo "telescópio" tenha sido inventado na Itália em 1611.
Ao fazer observações astronômicas com o telescópio Galileu descobriu que a Via Láctea é composta de miríades de estrelas (e não era uma emanação como se pensava até essa época) e as crateras e montanhas da Lua.
Observando Júpiter, Galileu teve sua curiosidade despertada pelo que pareciam ser três estrelas alinhadas com o planeta. Repetindo as observações nas noites sucessivas, percebeu que as estrelas mudavam de posição com respeito a Júpiter, e que na verdade eram quatro, que registrou numa série de esboços: ***0*, **0*, **0, *0***,..., Galileu concluiu que se tratava de quatro satélites de Júpiter. Era um caso claro de corpos celestes girando em torno de um planeta diferente da Terra, em contradição com o sistema geocêntrico.
Estudando Vênus com seu telescópio, Galileu fez outra importante descoberta: observou que Vênus mostrava fases, como a Lua. Por conseguinte, não tinha luz própria: refletia a luz do sol. Mas essas observações contradiziam frontalmente o modelo de Ptolomeu, segundo o qual a órbita de Vênus deveria ser um epiciclo inteiramente contido entre o Sol e a Terra, o que levaria Vênus a aparecer sempre da mesma forma, como um crescente iluminado, sem mostrar fases.
Galileu publicou essas observações em 1610, em seu livro “Siderus Nuncius” (“O mensageiro das estrelas”). As observações foram postas em dúvida; quando Galileu quis demonstrá-las, alguns de seus colegas professores recusaram-se até mesmo a olhar pelo telescópio.
Em 1633, Galileu foi julgado pelo Santo Ofício e obrigado a abjurar seus “erros e heresias”. Condenado ao equivalente da prisão domiciliar perpétua, aproveitou os nove anos que lhe restavam para escrever e fazer publicar clandestinamente sua grande obra “Diálogo sobre Duas Novas Ciências”.
Galileu faleceu no dia 8 de Janeiro de 1642 em Florença.

Nenhum comentário:

Postar um comentário